Fiat Strada: Uma longa história
A Strada foi lançada em 1998 e tinha o desenho da cabine inspirado no Palio. A picape era vendida nas versões Working, com motor 1.5 de 76 cavalos, Trekking (motor 1.6 8V de 92 cv) e LX (motor 1.6 16V de 106 cv), que já ofereciam de série airbags e freios ABS.
No ano seguinte ao lançamento, em 1999, a picape ganhou a versão com cabine estendida, característica que consagrou a Strada como a picape leve líder de segmento a partir dos anos 2000.
A primeira mudança no desenho externo aconteceu em 2001, mesmo ano em que estreou o modelo Adventure. Em 2003, as versões LX e Trekking saíram de linha e três novas opções de motorização surgiram: motor Fire 1.3 de 67 cavalos, motor Fiasa 1.5 de 77 cavalos e motor Powertrain 1.8 de 108 cavalos.
A versão Trekking não ficou fora do mercado por muito tempo. Em 2004, quando houve nova reestilização, a Trekking voltou e então a Strada passou a ser vendida em três versões: Fire, Trekking e Adventure.
Em 2009, ganhou novos faróis e novo desenho frontal, o que levou ao lançamento da versão Sporting em 2010 com spoilers, saias laterais e rodas de liga leve de 16 polegadas.
Apesar de ter cabine estendida, era difícil transportar mais do que um passageiro na picape porque o espaço era muito pequeno, então, para facilitar o acesso, em 2013 a Strada ganhou uma terceira porta, com abertura no sentido oposto.
Em 2014, a maior mudança da Strada aconteceu na carroceria, que ganhou nova tampa e lanternas mais largas.
A Strada permaneceu a mesma nos últimos seis anos. A nova grande mudança acontece neste ano, com o lançamento da nova geração da picape preferida do Brasil.
Nos 22 anos de história, a picape tem mais 1,5 milhão de unidades vendidas.
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