PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Mesmo na crise, essas marcas aumentam as vendas

Joel Leite

08/04/2020 12h23

Caoa Chery, Porsche e Volkswagen se destacaram no primeiro trimestre

 

A Caoa Chery foi a marca que mais cresceu no primeiro trimestre entre as de grande volume (mais de mil unidades/mês), sendo portanto a menos afetada pela crise do coronavírus. Com 5.534 carros vendidos nos três primeiros meses do ano, a Caoa teve um aumento de 48,6%, enquanto o mercado total apresentou uma queda de 8,2%.

Considerando as marcas de nicho, a que mais cresceu foi a Porsche, com aumento de 116% nas vendas, seguida pela RAM, com + 99%. Entre as grandes, a Volkswagen foi a única que aumentou as vendas este ano: passou de 82.294 unidades no primeiro trimestre do ano passado para 85.545 agora, um aumento de 4%.

Outras marcas que aumentam as vendas foram a Lexus (+17%), Land Rover (11,8%), Troler (19,7%) e BMW (1,9%).

Todas as outras marcas perderam em relação ao período janeiro-março do ano passado. A Peugeot foi a que mais perdeu, queda de 32,5%, com apenas 3.446 unidades, contra 5.106 no ano passado. A Suzuki também teve perda expressiva, 30%, seguida por Kia, JAC e Citroën (veja quadro).

Quem ganhou participação

Embora vendendo menos em números absolutos do que no primeiro trimestre do ano passado, algumas marcas ganharam participação, isto porque perderam menos do que os 8,2%, que foi a média do mercado total de carros e comerciais leves. É o caso da Fiat que vendeu apenas 76.140, contra 78.831 no ano passado, mas ganhou 0,7 ponto percentual de participação, passando de 13,6% para 14,3%.

Quem mais ganhou foi a Volkswagen: + 1,9% ponto percentual, crescendo de 14,2% para 16,1%.

Veja a lista de quem mais ganhou participação no trimestre.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.