PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Filosa: a crise é dramática

Joel Leite

13/05/2020 17h11

 

A América Latina está no meio do furacão, disse presidente da FCA

Antônio Filosa, presidente da FCA

"O impacto da crise do coronavírus na econômica vai ser muito mais severo do que pensávamos inicialmente e do que foi nas demais crises que passamos"

Falando na manhã desta quarta-feira (13/5/20) à Webmotors, o presidente da FCA, Antonio Filosa, apresentou um quadro dramático da situação no Brasil diante da pandemia.

Disse que, ao contrário das demais crises, esta tem características deferentes; é a primeira que é genuinamente global.

"Em todas as regiões onde a FCA opera, encontramos estados enfrentando o problema em momentos diferentes, mas em crise. China e Coréia já estão em fase de transição para o fim da crise; na Europa são dados os primeiros passos para fase dois, de uma abertura gradual, e na região dos EUA e América Latina estamos no meio do furacão: cada dia parece mais difícil que o dia anterior.

Para Filosa, a crise provoca dois impactos principais: na saúde e na economia.

"O mundo vai ter um PIB bastante retraído, o que levará a uma forte reduçao da demanda. A China é o único país com perspectiva de um PIB positivo. Todos os demais prevêem queda de 5%, 6%, 7%", disse o executivo.

Como tudo é incerteza, os prognósticos são pouco objetivos, com previsão sempre em três cenários:

O otimista

O pessimista

O intermediário

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) avalia que o grau de sucesso das medidas econômicas para reduzir os impactos da crise provocada pelo coronavírus, e a extensão da quarentena serão determinantes para o desempenho do PIB deste ano, mas seja qual for o cenário, avalia que a economia brasileira vai encolher muito.

Os números previstos pela CNI são os seguintes:

Na melhor das hipóteses, o PIB cai 1,8%. Na média, 3,9% e num cenário pessimista, uma queda de 7%, quer dizer: um desastre!

Veja o vídeo

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.