PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Picapes se destacam na pandemia

Joel Leite

18/05/2020 16h43

Hilux e Ranger ficaram entre os dez modelos mais vendidos na quinzena

Os líderes do mercado, Onix em primeiro e HB20 em segundo, permanecem em suas posições, mas a maior parte do ranking por modelo teve alteração na primeira quinzena de maio, o segundo mês atingido diretamente pela pandemia do coronavírus. Só os dois venderam mais de mil unidades no período.

O destaque, mais uma vez, foram as picapes: Hilux, em quinto lugar (835 unidades) e Ranger em sexto (793) figuram na lista dos dez modelos mais vendidos, logo atrás de Gol, terceiro com 970 unidades e o Ka, quarto, com 872. Dois SUVs também se destacaram no período: o Tracker ficou na sétima posição com 785 unidades e o Renegade em oitavo com 733. Fecharam a lista dos dez mais vendidos o Polo, com 722 e o Kwid com 720.

Mais do que um excepcional aumento da procura, como pode parecer a princípio, o crescimento das picapes e de outros modelos no período de crise do coronavírus se deve muito mais à ausência de registros de vendas em estados importantes, como São Paulo, onde o Detran não está funcionando, permitindo que os compradores adiem o licenciamento e andem com o carro apenas com a nota fiscal.

Já os Detrans estão abertos nos estados do Centro Oeste, onde as picapes são os modelos preferidos.

Assim, a verdade sobre o volume de venda nesse período só deve ser restabelecida após a retomada da obrigatoriedade do registro 30 dias após a compra.

Veja o ranking dos 60 modelos mais vendidos na 1ª quinzena de maio

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.