PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Venda de usados dobram na quarentena

Joel Leite

02/06/2020 15h52

 

Transferências cresceram de 200 mil para 440 mil de abril para maio 

O aumento de vendas em maio atingiu todo o setor de carros usados: seminovos, carros mais velhos, automóveis, SUVs e utilitários, além de motociclistas e caminhões. Foram 440.148 unidades, um aumento de 121% sobre abril, eu foi o primeiro mês cheio de quarentena, quando foram transferidas 199.161 unidades.

Claro que esse volume está longe dos registrados antes da crise. Em maio do ano passado, por exemplo, foram vendidos 1.276.109 veículos usados, ou seja, mesmo com esse crescimento, maio registrou queda de 65,5% sobre o mesmo mês do ano passado.

Mas o aumento em relação a abril, em plena pandemia, não deixa de ser um alento para o setor.

"O aumento foi fortemente influenciado pela volta de funcionamento de alguns Detrans, o que permitiu a realização das transações", considerou Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias. Ele avalia também que a própria crise foi um fator de crescimento. Explicou:

"Muita gente vendeu o seu carro usado, seja para trocar por outro, de menor valor, ou mesmo para revertê-los em dinheiro, para complementar a renda e honrar compromissos".

No acumulado de janeiro a maio foram negociadas 3.761.339 unidades, queda de 34,70% sobre o mesmo período de 2019, que somou 5.760.212 unidades.

 

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.