PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Anfavea quer liberação dos créditos de exportação

Joel Leite

03/06/2020 15h27

A Anfavea, associação dos fabricantes de veículos, quer que o governo autorize o BNDES a usar os créditos de exportação das montadoras como garantia a empréstimos bancários e financiamento de veículos, esperando que, com isso, o mercado possa iniciar a recuperação.

São R$ 25 milhões que deveriam ser devolvidos aos fabricantes, referentes a ICMS e outros impostos que foram recolhidos de carros vendidos ao exterior.

Quando a montadora fabrica o carro, ela ainda não sabe se vai vendê-lo no mercado interno ou vai exportar, por isso considera os impostos totais. Mas alguns deles, notadamente o ICMS, não incidem sobre carros exportados. Então, é feito um cálculo de quanto deve ser descontado, considerando o ICMS já pago em itens de produção: peças, tinta, energia etc.

A proposta é usar esse crédito retido para obter empréstimo dos bancos privados com juros baixos.

A equipe econômica considera que as montadoras devam seguir a linha liberal, negociando diretamente com os bancos. Os fabricantes dizem que concordam com a linha liberal, mas apelam para uma exceção num momento de crise, em que a receita caiu até 90%.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.