PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Uma Strada verdadeiramente nova

Joel Leite

26/06/2020 12h51

 

É uma picape, isto é: um veículo formado por uma cabine e uma caçamba. Essa é a única semelhança da Strada nova, que a Fiat está lançando nesta sexta-feira (26/6/20), com o modelo antigo, que faz sucesso no mercado brasileiro desde o seu lançamento, em 1998. O resto é tudo novo.

Poucas vezes o uso da palavra "Novo" que normalmente acompanha o nome do carro quando ele tem uma mudança na linha, foi tão bem empregada. A Strada 2121 manteve o nome, mas é um veículo totalmente novo, em tecnologia e design.

A apresentação do carro, nesta manhã, foi também uma inovação, com o primeiro lançamento totalmente on line da montadora.

A picape ficou maior, mais larga e mais leve, graças ao aço utilizado na construção da estrutura, material de alta resistência, que permite trabalhar com espessuras menores.

Com maior ângulo de entrada (de até 24º) e saída (até 28º) e maior altura do solo, a nova Strada oferece melhores condições de uso fora de estrada, já que o veículo é muito utilizado para serviço, nos centros urbanos e na zona rural.

Tem novas suspensões, dianteira e traseira, com nova geometria e novos materiais, tornado o carro mais robusto.

Essas mudanças deram ao carro maior capacidade de carga e mais espaço tanto na cabine quanto na caçamba, que suporta 720 quilos.

A tampa traseira amplia a caçamba e suporta cargas de até 400 kg.

Como itens de série a Strada tem controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e controle de tração avançado E-Locker (TC+), um sistema para situações de off-road. O equipamento transfere mais torque para a roda com maior aderência, fazendo com que a picape vença mais obstáculos. A função é desativada automaticamente a partir de 65 km/h. O equipamento melhora o comportamento de frenagem quando é necessário o acionamento do ABS em superfícies irregulares.

As versões Endurance são equipadas com o motor 1.4 de 88 cavalos a 5.750 rpm (álcool) e 85 cv a 5.750 rpm (gasolina). O torque é de 12,4 kgfm com gasolina e 12,5 kgfm com etanol, ambos a 3.500 rpm.

A partir da versão Freedom, a Strada dispõe de direção com assistência elétrica, sensor de pressão dos pneus, volante multifuncional, retrovisores elétricos, quadro 3,5" de TFT, capota marítima e, entre outros itens, rodas de liga leve, impulsionadas pelo moderno motor 1.3 Firefly de quatro cilindros, com 109 cv de potência a 6.250 rpm e 14,2 kgfm de torque (etanol); com gasolina, são 101 cv a 6.000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.500 rpm. Trata-se do propulsor mais eficiente e econômico do segmento e com nota A de consumo pelo Inmetro.

Outro destaque é a central multimídia de sete polegadas, desenvolvido no Brasil e que deverá ser exportada para equipar modelos da marca na Europa. Tem tela sensível ao toque, Apple CarPlay e Android Auto com projeção sem fio (wireless) e dá para parear até dois smartphones.

A versão Volcano tem vidros traseiros elétricos, bancos de couro e tecido, câmera de ré, volante de couro, faróis de led e sensor de estacionamento. Capota marítima, barras longitudinais no teto e de proteção (santantônio), pneus 205/60 R15 ATR. Como opcional, rodas de liga leve de 16 polegadas.

O desenvolvimento da Strada levou em conta a necessidade de maior facilidade na entrada e saída do carro. As portas dianteiras se abrem em 70º e as traseiras em 80º, facilitando o acesso a motorista e demais ocupantes. O passageiro do banco central também conta com cinto de três pontos e encosto de cabeça. O aumento dos espaços para objetos inclui lugares especiais para celular, garrafa, lata, carteira e outros objetos.

As novas suspensões oferecem boa estabilidade e dirigibilidade e a direção tem assistência elétrica progressiva. Além dos quatro airbags, tem cintos de segurança frontais com pré-tensionadores e limitadores de carga, e bancos que protegem os ocupantes do efeito chicote na coluna cervical em acidentes.

A garantia é de três anos.

Preços e versões

Endurance Cabine Plus 1.4 Fire        R$ 63.590,00

Endurance Cabine Dupla 1.4 Fire     R$ 74.990,00

Freedom Cabine Plus 1.3 Firefly      R$ 69.490,00

Freedom Cabine Dupla 1.3 Firefly  R$ 77.990,00

Volcano Cabine Dupla 1.3 Firefly    R$ 79.990,00

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.