PUBLICIDADE
Topo

Histórico

A nova F-150, a picape mais vendida no mundo

Joel Leite

29/06/2020 14h24

 

A preferida dos estadunidenses chega renovada na linha 2021. Mas só pra eles.

A picape mais vendida há 47 anos no país das picapes chega na linha 2021 renovada. Mais uma das dezenas de atualizações nesse quase meio século de vida.

A F-150 não é apenas o veículo comercial mais vendido nos Estados Unidos, mas também um dos primeiros do ranking há dezenas de anos, incluindo carros de passeio.

Foi desenvolvida para ser resistente e versátil e agradar o consumidor estadunidense, que gosta de carro grande, com boa altura do solo, destemido, que enfrenta com competência as andanças fora de estrada.

A F-150 tem chassi de aço e carroceria de liga de alumínio de alta resistência. As linhas externas foram redesenhadas, valorizando a tradicional aparência de uma picape valente. Os para-lamas dianteiros ficaram mais altos, ela ganhou um vinco central novo e pneus maiores. Faróis, capô e para-choques também foram redesenhados.

O desenho e mudanças na dianteira reduziram o arrasto e o consumo de combustível. O interior também foi totalmente redesenhado. A versão top tem tela central de 12 polegadas com funções de navegação, música e recursos do veículo.

A 150 pode vir com uma bancada, chamada "Work Surface", que transforma a picape num escritório móvel. Ideal para trabalhar com um laptop de 15 polegadas ou fazer uma refeição.

A motorização é Power Boost V6 3.5, propulsor projetado para gerar o maior torque e a maior potência da categoria. É o único sistema híbrido completo do segmento, adicionando torque elétrico instantâneo ao motor. Tem uma autonomia mais de 1.100 km e capacidade de reboque de 5.400 kg.

O Power Boost combina o motor Eco Boost e transmissão automática de 10 velocidades com um motor elétrico de 35 kW (47 cv de potência) integrado à transmissão, além de um software calibrado especialmente para uso em picapes, incluindo modo de direção com carga /reboque.

O motor elétrico usa a frenagem regenerativa para recarregar a bateria de íons de lítio de 1,5 quilowatt-hora. A bateria é instalada sob a picape, sem tirar espaço da cabine e da caçamba.

Tem um gerador de força que pode ser usado para ferramentas e acampamentos.

É a primeira picape grande da América do Norte a vir de série com atualizações sem fio para todos os sistemas do veículo. A central multimídia SYNC 4 permite comando de voz, mapeamento em tempo real e informações personalizadas ​​sob demanda.

Vem com assistência de pré-colisão com frenagem de emergência e detecção de pedestres, câmera de ré com assistência dinâmica de engate, acionamento dos faróis e farol alto automático.

O sistema de direção permite dirigir sem as mãos em mais de 160 mil quilômetros de estradas dos EUA e Canadá, com uma câmera que monitora a posição da cabeça e o olhar do motorista. Esse sistema permite que o motorista dirija sem as mãos em determinados trechos de estradas duplas e pré-mapeadas.

A F-150 não é vendida no Brasil. Será lançada nos EUA no final do ano.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.