PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Luz de led pode matar coronavírus

Joel Leite

05/08/2020 17h51

Lâmpadas com emissão de raio ultravioleta C promete eliminar vírus e bactérias dos veículos

Com a retomada das atividades econômicas e a ida da população às ruas, o risco de contaminação por coronavírus será ainda maior, especialmente nos transportes públicos e nos serviços de compartilhamento de carro.

A higienização dos veículos é um cuidado essencial, mas a limpeza com álcool, água e sabão não garante que o vírus seja destruído, além de manchar as superfícies. Para facilitar este processo, a empresa canadense FF Tech trouxe para o Brasil o equipamento Vírus Free UVC Power Led, que limpa a seco e mata vírus e bactérias com a emissão de raios ultravioleta tipo C das lâmpadas de led.

O raio ultravioleta tipo C é uma onda eletromagnética que fica retida na camada de ozônio do planeta, diferente dos tipos A e B que chegam até a terra.

Embora seja uma tecnologia pouco usada no Brasil, a desinfecção de ambientes e objetos com lâmpadas convencional UV-C é usada há 30 anos em países como Canadá, China, Estados Unidos e alguns países da Europa. No entanto, a FF Tech inovou ao trazer este serviço com lâmpadas de led, que tem maior potência, maior economia e um tamanho menor.

"As lâmpadas tradicionais, de vapor de mercúrio de baixa pressão, são muito grandes. Para ter eficiência parecida com o led é preciso usar muitas lâmpadas. A fonte de led é mais eficiente, além de gerar emissão de UV maior do que as lâmpadas convencionais", explicou Celso Gitelman, presidente da empresa.

Para fazer a higienização, um técnico instala as fontes de luz em pontos estratégicos de acordo com o tamanho do veículo e depois aciona as luzes a uma distância mínima de três metros, já que o raio UV-C é prejudicial aos humanos.

A limpeza dura entre cinco e quinze minutos e promete eliminar todas as bactérias.

"Garantimos 100% de desinfecção nas superfícies onde os passageiros têm contato, como bancos, vidros, maçanetas, cinto de segurança, locais onde as pessoas podem colocar a mão, sentar e se contaminar, eventualmente", disse Celso.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.