Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Vendas chegam a um milhão com 79 dias de atraso

Joel Leite

17/08/2020 13h14

 

Volkswagen mantém liderança com quase quatro pontos a mais do que a GM, que cai para 3º

 

As vendas de carros e comerciais leves no mercado interno atingiram na primeira quinzena de agosto a marca de um milhão de unidades no ano (exatamente 1.004.719). A marca chega com 79 dias de atraso em relação ao ano passado: em 2019, o primeiro milhão de carros vendidos foi registrado no dia 29 de maio.

Para a indústria, a defasagem causada pela pandemia do coronavírus, portanto, pode ser calculada em 55 dias de produção, descontando os 24 dias referentes aos fins de semana no período.

Em números, essa defasagem é de 585.038 unidades, volume que deixou de ser vendido comparado ao mesmo período de 2019.

Vendas estáveis

A primeira quinzena de agosto manteve o ritmo do mercado registrado no mês passado. Foram vendidos 11.454 carros, um pequeno crescimento de 1,1% em relação à primeira quinzena de julho (76.616), mas mantém ainda uma enorme defasagem em relação aos volumes vendidos no ano passado: na primeira quinzena de agosto de 2019 foram licenciados 107.484 carros e comerciais leves.

Volkswagen líder

Após a liderança conquistada no mês passado, a Volkswagen continua vendendo mais do que os concorrentes. Com 16.210 licenciamentos na quinzena, a montadora somou 20,9% de participação, quase quatro pontos percentuais a mais do que a principal concorrente, a GM, líder nos últimos quatro anos e também no acumulado de 2020.

Apesar do T-Cross não estar repetindo a liderança obtida em julho (veja ranking), o Gol recuperou-se, ficando em terceiro lugar na quinzena (o T-Cross ficou em quinto).

A GM caiu para a terceira posição, com 17,1% de participação (13.245 unidades), atrás também da Fiat, que vendeu 13.428 e ficou com 17,3%.

A Hyundai mantém uma folgada quarta posição, com 9,9% de participação e 7.664 carros vendidos, enquanto as três marcas que ocupam as posições seguintes ficam bem abaixo, emboladas entre 5,5% e 6,5%, pela ordem: Toyota (5.5015 carros vendidos), Ford (4.367) e Jeep, que, surpreendentemente conquista o sétimo lugar no ranking na quinzena, posição inédita para a marca, que já tinha passado a Honda e agora passou também a Renault. Lembrando que esses números são parciais, referentes à primeira quinzena do mês e que, portanto, podem ter alterações até o fim de agosto.

 Veja o ranking das 30 marcas mais vendidas na primeira quinzena de agosto

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.