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O Mundo em Movimento

O novo templo da velocidade

Joel Leite

18/08/2020 14h59

Conheça o Circuito Panamericano, que a Pirelli construiu em Elias Fausto e veja o vídeo

A Pirelli construiu um super circuito na cidade de Elias Fausto, interior de São Paulo, um espaço que será usado para desenvolvimento de produtos e testes de pneus e será colocado à disposição das montadoras e de outras empresas.

É o Circuito Panamericano, maior complexo multipistas da América Latina, com, auditório, salas de reunião, boxes e sete pistas, de asfalto e de terra.

Com investimento de R$ 90 milhões, o circuito está instalado em um terreno de 1.650.000 m², oito vezes maior do que o antigo campo provas da Pirelli em Sumaré (SP), com área construída de 205.000m². Está conectado aos outros onze centros de P&D no mundo e às cerca de duas mil pessoas envolvidas no desenvolvimento de pneus, sendo que o novo complexo multipistas colabora com os projetos da Pirelli em âmbito global.

O estabelecimento prevê a reutilização total da água utilizada no sistema de irrigação automática das pistas.

"O projeto é impulsionado pela busca constante dentre as mais avançadas fronteiras tecnológicas da fabricação de pneus, com o emprego da digitalização dos processos industriais", disse Cesar Alarcon, vice-presidente executivo da empresa.

A estrutura multipista permite a realização de um número maior e mais sofisticado de testes, otimizando o tempo de desenvolvimento do produto.

Conheça as sete pistas

1. Dry Handling (extensão de 3.400m): traçado para testes de dirigibilidade e performance em pista seca, onde os veículos são submetidos a manobras feitas no limite de aderência dos pneus.

2. Pista de Wet Handling (extensão de 2.000m): pista para testes de dirigibilidade e performance com pista molhada artificialmente, onde os veículos são submetidos a manobras feitas no limite de aderência dos pneus.

3.Steering Pad (quatro raios diferentes de 40m, 43,7m, 47m e 50,5m): é o traçado onde se realizam os testes de aceleração lateral em pista seca ou molhada, avaliando o limite máximo de aderência lateral dos pneus.

4. Comfort (extensão de 715m): é aqui que acontece os testes de NVH (Noise, Vibration and Harshness – ou Ruído, Vibração e Aspereza). A partir desta pista, são feitas avaliações subjetivas graças à experiência dos pilotos de teste da Pirelli ou objetiva por meio de instrumentos sofisticados de medição.

5. Testes Especiais (extensão de 2.500m): são traçados que permitem a maior variedade de testes. São testes objetivos (com a utilização de instrumentos de medição) em que se destacam: aquaplanagem em curva e reta, frenagem em pista seca e molhada, impacto contra guia, mensuração da área de contato do pneu com o solo, detalonamento, ruído Interno (em 6 tipos diferentes de superfícies), entre outras possibilidades. Estas pistas possuem certificação ISO 23.671:2015

6. Ruído Externo (extensão de 1.000m): possui duas áreas de medição certificadas pela ISO 10.844:2014.  Nelas, são feitos testes em que se capta o ruído externo ao veículo, em conjunto com equipamentos como o coast-by-noise e pass-by-noise.

7. Circuito off-road (extensão de 1.900m) – dirigibilidade, controle e tração em várias condições de off-road (terra, lama, grama).

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

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