USADOS: Motos e velhinhos impulsionam vendas
Nordeste foi a região que mais cresceu
Uma leitura apurada do comportamento das vendas de veículos usados revela informações importantes, mostra o ritmo do mercado nesse período e as consequências causadas pela pandemia do coronavírus.
O Balanço de vendas divulgado pela Fenauto, a associação dos revendedores de veículos usados, mostra claramente que as vendas estão crescendo nos segmentos dos veículos mais baratos, mais velhos e nos estados do Nordeste.
Os dados, comparados com setembro do ano passado, revelam que a compra de motos cresceu 24,9% no período, mais de três vezes o aumento de vendas de carros, que foi de 7,6%. Também tiveram crescimentos expressivos os setores de caminhões (18,5%) e de comerciais leves (15,1%), resultado provavelmente do bom desempenho do agronegócio.
A idade do carro também revela que o consumidor de menor poder aquisitivo é que está liderando os negócios: os chamados velhinhos, carros com mais de 13 anos de uso, foram os que mais aumentaram as vendas em setembro: 22,3%. Carros com idade entre nove e 12 anos tiveram crescimento de 20,4% e também os seminovos aumentaram significativamente as vendas, 20,5%, estes provavelmente como resultado das boas vendas de novos. Já os carros entre quatro e oito anos tiveram queda de vendas (-2,5%), único segmento que não cresceu no período.
Curioso foi o comportamento das vendas por região do País. Os estados do Norte e do Nordeste foram responsáveis pelos maiores crescimentos de vendas em setembro: a Região Nordeste registrou aumento de 36,4% e o Norte 27,9%. Já o Sudeste, que reúne os três estados maiores consumidores (mais o Espírito Santo), teve crescimento pífio: 1,1%. O Sul registrou aumento de 21,8% e o Centro Oeste 14,4%.
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