PUBLICIDADE
Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

GM mostra sua picape elétrica

Joel Leite

22/10/2020 17h26

Hummer EV tem 1000cv de potência, 560 km de autonomia e esterça as quatro rodas

A Hummer EV é a primeira picape 100% elétrica da General Motors no mundo. Ela foi apresentada nesta quarta-feira (21/10/20) nos Estados Unidos, mas começa a ser vendida somente no fim do ano que vem.

A tecnologia da Hummer EV permite uma extraordinária performance nos mais variados tipos de uso, segundo a fábrica, e oferece uma ampla gama de configurações, "com muita funcionalidade, eficiência energética e performance".

A picape gera 1.000 cavalos de potência e 1.500 kgf.m de torque, que são gerados por três motores independentes. Tem tração e-4WD de alto desempenho tanto no asfalto quanto no off-road.

A Hummer EV tem um sistema em que as rodas traseiras e as rodas dianteiras são esterçadas em um mesmo ângulo, quando roda em baixas velocidades, proporcionando um movimento diagonal do veículo, o que facilita na passagem por determinados obstáculos. A suspensão é adaptativa, a ar, e permite que a altura da picape seja elevada em 150 mm, facilitando a transposição de terrenos rochosos ou alagados.

Os pneus originais, desenhados para oferecer resistência e flexibilidade, são de 35 polegadas, mas ela pode ser equipada com pneus de até 37 polegadas.

Vem com câmeras frontais e traseiras instaladas debaixo da carroceria (18 no total), que auxiliam o motorista a posicionar corretamente os pneus diante de obstáculos.

O assistente ao motorista permite dirigir sem utilizar as mãos e traz a função que pode determinar quando a mudança de faixa é ideal. O sistema de carregamento proporciona quase 160 km de autonomia em 10 minutos de carga.

Equipamento é o que não falta. Veja alguns deles:

Watts to Freedom: libera os recursos de aceleração total do sistema de propulsão elétrico, que vai de 0 a 100 km/h em três segundos aproximadamente.

Controle do modo de direção: modos personalizáveis pelo motorista, incluindo divisão de torque entre as rodas dianteiras e traseiras e configurações de direção nas quatro rodas e o modo que aumenta a altura.

Tela multimídia de 13,4 polegadas e o display do condutor de 12,3 polegadas.

Vidro traseiro e capô elétricos.

A Hummer EV é feita na fábrica de Detroit-Hamtramck, que foi atualizada para a produção de veículos elétricos, com investimento de US$ 2,2 bilhões.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.