Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Autônomo da Ford chega em 2022

Joel Leite

23/10/2020 16h04

Montadora testa a quarta versão do seu carro que anda sozinho

A Ford está testando a quarta geração de veículos autônomos e promete lançar, em dois anos (2022) o serviço comercial de veículos autônomos da marca, isso, segundo o comunicado da montadora, porque a pandemia atrasou o projeto. O carro, Escape Titanium, pode ser visto neste vídeo. Observe os amplos sensores para a captação total do espaço ao redor.

"Muitas peças precisam se encaixar para criar um serviço de veículos autônomos confiável e de escala, disse John Davis, engenheiro-chefe da divisão de carros autônomos da Ford, indicando que os veículos que estão sendo testados formam uma base forte para sustentar o projeto.

Os carros são construídos em parceria com a Argo AI sobre a plataforma do Escape híbrido.

Entre as melhorias feitas novo veículo, destaca-se uma bateria com maior capacidade de carga, o que é fundamental para a obtenção de maior autonomia, o calcanhar de Aquiles do carro elétrico.

A bateria precisa também alimentar a grande quantidade de sensores e os sistemas de computação de última geração que equipam o protótipo. A bateria ganhou células adicionais o sistema de limpeza dos sensores foram refinados. Isso é importante porque garante que o carro autônomo possa "ver" o mundo ao seu redor sob diferentes condições, mas os "olhos" do carro precisam estar limpos e desobstruídos.

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.