Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Onix Plus é o carro mais valorizado do Brasil

Joel Leite

28/10/2020 12h35

 

Sedã da GM é o campeão geral do Selo Maior Valor de Revenda 2020; veja os ganhadores das 15 categorias

Em evento realizado on line, respeitando as normas de distanciamento social para evitar a contaminação do coronavírus, foi realizada nesta quarta-feira (28/10/20) a entrega das certificações do Selo Maior Valor de Revenda Autos aos carros que obtiveram a menor depreciação após um ano de uso.

O grande campeão de 2020 foi o Onix Plus, que registrou um índice de apenas 7,6% de depreciação, tornando-se o primeiro sedã a obter o título de campeão geral (veja os ganhadores nesses vinte anos de Estudo de Depreciação).

Além do campeão geral, vencedores de 15 categorias foram homenageados na apresentação realizada na sede da BSS Blindagens, na avenida Europa.

Nove marcas foram contempladas, com a Volkswagen e a Toyota ganhando em três categorias cada, a Honda e a Hyundai em duas e tendo ainda como marcas vencedoras Jeep, Fiat, Renault, Volvo e GM (veja os ganhadores de 2020).

Referência de balizamento do que a indústria e a rede de distribuição oferecem ao cliente final na valorização – ou não – de um dos bens duráveis mais importantes da família brasileira, o Selo Maior Valor de Revenda teve este ano o programa Autoesporte, da TV Globo, como mídia partner, parceria que tem como objetivo levar o tema de uma forma mais ampla ao consumidor, conscientizando-o sobre todos os aspectos da aquisição de um veículo, ou seja: a análise do custo total de propriedade, por meio do qual o usuário pode averiguar o resultado de seu investimento.

O estudo é feito com base no preço praticado no mercado e não no preço de tabela; e a referência é o preço pago pelo consumidor e não o praticado por profissionais, lojistas e concessionárias, pois nesses casos está embutida a margem de lucro do operador, o que distorce o preço para o consumidor.

Nesse ano nove marcas obtiveram a certificação, num universo que conta com mais de cinquenta players, entre montadoras e importadoras. Essas empresas venceram em quinze categorias. O índice é o resultado da diferença do preço do carro OK em setembro de 2019 com o valor desse mesmo carro um ano depois, em agosto de 2020, portanto com um ano de uso.

O Estudo derruba o mito de que o carro perde 20% ao sair da concessionária, como é o imaginário popular. Alguns poucos carros tiveram uma depreciação alta. Metade dos 98 modelos submetidos ao estudo perdeu menos do que 13%. Nenhum chegou a 20% e apenas cinco acima de 17%. E 13 carros registraram este ano uma depreciação abaixo de 10%

De uma forma geral houve uma evolução dos índices de depreciação e pelo terceiro ano consecutivo o campeão registrou perda na faixa dos 7%, o que mostra a preocupação de montadoras e importadoras com o valor de revenda dos seus produtos.

O evento contou com o apoio da BSS Blindagens e das seguintes marcas:

GENERAL MOTORS,

FIAT,

HONDA,

HYUNDAI,

JEEP,

RENAULT,

TOYOTA,

VOLKSWAGEN

VOLVO

E das associações: ABEIFA, AEA, FENABRAVE, FENAUTO e SINDIPEÇAS.

 

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.