Topo

Histórico

O Mundo em Movimento

Ford tem três entre os dez carros mais vendidos no mundo

Joel Leite

14/11/2013 11h17

– Corolla é o líder: vendeu 842 mil unidades de janeiro a setembro, contra 815.456 do Focus.

O Corolla é o carro mais vendido no mundo, com 842.507 unidades de janeiro a setembro, mas foi a Ford a marca que mais colocou modelos no ranking mundial.

A marca estadunidense tem três entre os dez modelos preferidos do consumidor. O Focus é o segundo colocado no ranking, com vendas de 815.456 unidades, a picape F está em terceiro lugar (veja quadro), com 657.767 e o Fiesta em nono (517.020).

-

A Toyota tem dois carros no topo do ranking: além do líder tem o sedã Camry em quinto lugar, com 593.040 unidades; a Volkswagen colocou o Gol na oitava posição e o Polo na décima e outras três marcas têm um modelo cada na lista: o Elantra, da Hyundai, é o quarto colocado; o Cruze, da GM, é o sexto e o utilitário esportivo CRV, da Honda é o sétimo.

Os EUA dominam o ranking, com quatro modelos; os japoneses têm três, os europeus dois e os coreanos um.

-

Briga de gigantes

Depois de muitos anos na liderança o Corolla foi suplantado pelo Focus no ano passado e em 2013 os dois estão na briga. A diferença entre eles é de apenas 27 mil unidades no período janeiro-setembro.

O carro da Ford fechou o primeiro semestre na frente, posição contestada pela Toyota na época, alegando que a consultoria Polk, fornecedora dos dados, não computa as vendas em alguns pequenos mercados onde a Toyota está presente. A consultoria dava a liderança para o Focus com 589.709 unidades no primeiro semestre e a Toyota rebatia com 590.760 unidades para o Corolla.

-

Segundo a Focus2move, até setembro o Corolla está na frente, mas como a diferença é pequena, a liderança não está garantida. Vai depender do desempenho nos dois últimos meses do ano e de um levantamento confiável, que seja aceito pelas duas montadoras.

Veja a lista dos dez carros mais vendidos no mundo

banner fiat

Joel Silveira Leite

Joel Silveira Leite é jornalista e pós graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Diretor da Agência AutoInforme, responde pelos sites AutoInforme e EcoInforme. Apresenta o Boletim AutoInforme nas rádios Bandeirantes, Band News e Sulamérica Trânsito. É colunista em várias publicações.

O Mundo em Movimento

O blog O Mundo em Movimento tem a pretensão de falar sobre vários assuntos, além do mundo do automóvel, aventurando-se a discutir política, economia, mídia, sociedade, meio ambiente, gastronomia e postando artigos de terceiros que julgar interessantes.